Eddie Van Halen

.........................................................................
Por Emiliano Gomide

Nome: Edward Lodewijk Van Halen
Local de nascimento: Nijmegen, Holanda
Idade e data de nascimento: 59 anos, nascido em 26/01/1955.
Começou a tocar com: 12 anos.
Casamento: Foi casado com Valerie Bertinelli, com quem tem um filho, Wolfgang. Depois casou com Janie Liszewsky em 2009.
.
Eddie Van Halen foi quem desenvolveu técnicas importantíssimas para a guitarra, como o uso de harmônicos, tapping e alavanca, que foram rapidamente absorvidas por outros guitarristas, e desde então fazem parte da identidade da guitarra.

Eddie tocou piano por muitos anos, chegando até a ganhar alguns prêmios. No entanto, chegou uma fase em que ele não se empenhava mais. Uma vez ele disse em uma entrevista “Quem é que quer ficar sentado na frente do piano? É entediante”.
.
Consequentemente, enquanto seu irmão Alex começava a tocar guitarra, Eddie comprou uma bateria e começou a praticar. De acordo com Eddie, enquanto ele estava entregando jornais para pagar pela sua bateria, Alex ficava tocando ela. Depois que Eddie ouviu Alex fazendo o solo de bateria de “Wipe Out”, ele ficou impressionado que seu irmão estava tocando muito melhor que ele e decidiu trocar e começar a tocar guitarra.

Em Abril de 1996, em uma entrevista, quando lhe perguntaram sobre como ele foi dos primeiros acordes até tocar Eruption, Eddie respondeu:

“Prática. Eu costumava sentar na beirada da minha cama com uma caixa de cerveja. Meu irmão saía 7 da noite para ir à festas e pegar mulheres, e quando ele voltava às 3 da manhã, eu ainda estava sentado no mesmo lugar, tocando guitarra. Eu fiz isso por vários anos — ainda faço.”


Influências

Eddie possui muitas influências, mais notavelmente Eric Clapton, cujos solos ele gostava de tirar de ouvido quando começou a tocar. Entretanto, ele também indica a influência do guitarrista do Queen, Brian May, e do guitarrista de fusion Allan Holdsworth.

Técnica

A abordagem de Eddie Van Halen na guitarra envolve inúmeros componentes distintos. Seu inovador uso do tapping, harmônicos naturais e artificiais, sistema de alavanca, e palhetada de velocidade – combinados com sensibilidade rítmica – influenciaram uma geração inteira de guitarristas.

O Início do Van Halen

O Van Halen, originalmente chamado Mammoth, foi formado em 1974. A banda consistia de Eddie Van Halen na guitarra e nos vocais, seu irmão Alex na bateria, e o baixista Mark Stone. Eles não tinham caixas de som, então alugavam de David Lee Roth (que tinha feito um teste para a banda, mas não passou) – um serviço pelo qual ele cobrava $50 por noite. 

Eddie logo ficou frustrado cantando, e decidiu que eles podiam economizar dinheiro deixando Roth entrar na banda. Em seguida, Michael Anthony substituiu Mark Stone no baixo. Eles escolheram trocar o nome da banda, porque já havia outra banda tocando com o mesmo nome – Roth foi quem sugeriu o nome "Van Halen".

Principais guitarras: ‘Frankenstrat’, Peavey e EVH Music Man.

Exemplos de música:
Jump
Runnin’ With The Devil
You Really Got Me, cover do The Kinks
Panama
Hot For Teacher
Poundcake
Man On a Mission
Judgement Day

Discografia

Van Halen - 1978
Van Halen II 1979
Women And Children First - 1980
Fair Warning - 1981
Diver Down - 1982
1984 - 1984
5150 - 1986
OU812 - 1988
For Unlawful Carnal Knowledge - 1991
Live-Right Here Right Now - 1993
Balance - 1995
Best Of Van Halen Volume 1 - 1996
Van Halen III - 1998
The Best Of Both Worlds - 2004
A Different Kind Of Truth - 2012

.
___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast