Técnicas de Guitarra - Bend


Por Emiliano Gomide

O que é?

Fazer um bend é usar o dedo da mão esquerda que está segurando uma nota para puxar a corda para cima ou pra baixo, ao mesmo tempo em que pressiona a corda contra o braço da guitarra. O efeito que você obtém é uma nota mais aguda.

A intensidade do bend é você quem escolhe. Você pode dar um bend de meio tom, um tom inteiro, um tom e meio, dois tons... Quanto maior for o bend, mais você precisa puxar a corda. Dá no mesmo puxar para cima ou para baixo. É mais fácil executar bends na guitarra do que no violão, pois as cordas da guitarra são menos tensas.

Quem Faz?

O bend é uma das ferramentas principais para adicionar feeling nas frases e solos. Um exemplo disto isto é o grande guitarrista de blues B. B. King que sempre toca somente o necessário, temperando suas frases com bends. Você pode ouvir um solo cheio feeling de B.B. King e vários bends em "Playin With My Friends".

Playin' With My Friends


Praticamente, todos os guitarristas que solam usam bends. É uma técnica básica e essencial. 

O guitarrista que faz os bends mais animais de todos é Zakk Wylde, que chega a fazer bends de dois tons, o que pode ser difícil para muitos guitarristas e bastante incomum. Os bends mais agressivos de Zakk, junto com uma distorção pesada, fazem seus solos soarem brutalmente perfeitos. Você pode conferir Zakk Wylde tocando com Ozzy Osbourne em "No More Tears".

Demonstração de um bend bem esticado

Dica

Para ficar bom nessa técnica, você precisa conseguir "acertar" o bend. Isto é, você precisa saber qual nota está querendo alcançar quando puxa a corda com um bend. Não basta simplesmente fazer um bend aleatoriamente. Assim, quando estiver treinando, busque saber qual nota você quer atingir com o bend e verifique se está realmente conseguindo.

Leia também sobre outras Técnicas de Guitarra:

Arpejos
Harmônicos
Roll
Vibrato


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast