Kirk Hammett



Por Emiliano Gomide

Nome: Kirk Lee Hammett 
Local de Nascimento: São Francisco, Califórnia, EUA. 
Idade e Data de Nascimento: 53 anos, nascido em 18/11/1962. 
Começou a tocar guitarra com: 15 anos.

Casado com: Lani, com quem tem um filho, Keala Hammett.

Fotos de Kirk Hammett

Kirk Hammett é um dos guitarristas que mais usa o pedal wah wah para solar. Em suas palavras, “O wah-wah é uma extensão da minha personalidade”. O melhor exemplo é a música “Enter Sandman”, primeira faixa do disco Black Album, o maior sucesso do Metallica. A gravação do Black Album durou um ano, e foi um dos motivos da separação de Kirk Hammett e sua ex-mulher Rebecca. Kirk é filho de uma filipina com um comerciante de produtos marinhos irlandês.

Metallica - Enter Sandman (ao vivo)

Aos 15 anos, impressionado com os CD’s de hard rock e metal de seu irmão mais velho Rick, Kirk começou a fazer aulas de guitarra com Joe Satriani na Califórnia. Nos primeiros anos Kirk queria ser Jimi Hendrix. O momento decisivo na sua vida de guitarrista foi quando seu professor Joe Satriani chegou para Kirk - ainda garoto e sem nenhuma coordenação motora - e disse que talvez ele não levasse muito jeito para música, e fosse melhor desistir. Kirk se enfureceu e passou a treinar até 12 horas por dia para chegar aonde queria, e acabou se tornando um dos maiores guitarristas auto-didatas do metal. Hoje Hammett é o 11º melhor guitarrista da revista Rolling Stone, e seu estilo virou fonte de inspiração para milhares de fãs do Metallica.

Estilo

O estilo de Hammett é caracterizado pelo uso alternado da sexta maior e da sexta menor da escala. Por exemplo, se a escala é lá menor natural (que contém a sexta menor, nota fá) ele às vezes a substitui pela sexta maior (nota fá#) que transforma a escala menor natural em modo dórico. Muitos solos de Kirk fazem uso de arpejos tocados em duas cordas adjacentes como Ride the Lightning e Fade to Black.

Equipamentos

Embora tenha usado bastante guitarras Fender, Jackson e Gibson, Kirk toca na maior parte das gravações e shows do Metallica com uma de suas guitarras ESP (modelos KH- 1,2 e 3). Sua preferida é uma ESP (foto acima), com uma pintura da múmia de Boris Karloff , cuja imagem Kirk detém os direitos. Seus amplificadores variam entre Marshall, Randall e Mesa Boogie. E suas palhetas são Jim Dunlop Tortex 0.88mm (verdes).

Exemplos de Música:

Enter Sandman
Sad But True
Ride the Lightning
Ain’t My Bitch
2 x 4
Battery
Master of Puppets
Fade to Black


Discografia

Com o Metallica

Kill 'Em All - 1983
Ride The Lightning - 1984
Master of Puppets - 1986
...And Justice For All - 1988
Metallica, The Black Album - 1991
Load - 1996
Reload - 1997
Garage Inc., álbum de covers feitos pelo Metallica - 1998
S&M, tocando ao vivo com a Orquestra de São Francisco - 1999
St. Anger - 2003
Some Kind Of Monster, coletânea - 2004
Death Magnetic - 2008

Videografia

Cliff 'Em All - 1988
2 of One - 1989
A Year and a Half in the Life of Metallica - 1992
Live Shit: Binge & Purge - 1992
Cunning Stunts - 1998
S&M - 2000
Classic Albuns: Metallica - 2001
Some Kind of Monster - 2005
The Videos 1989-2004 - 2006

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast