Solos - Como Impressionar


Em 1969, Jimi Hendrix tocou para uma multidão de 250 mil pessoas no que viria a ser o mais importante festival de rock da história, o Woodstock. Jimi tocou num dos piores horários - às 9h00 da manhã. Mas suas dezoito músicas foram o suficiente para eletrizar todos que estavam presentes. Naquele momento, eles sabiam que os solos de guitarra nunca mais seriam os mesmos, foi o início de algo novo, uma revolução.


Desde então, guitarristas de todos as partes do mundo vêm tentando descobrir o que há por trás dos solos de caras como Hendrix. Afinal, como será que o próprio Jimi Hendrix via os seus solos? O que passava pela sua cabeça? Qual era o raciocínio que ele aplicava às suas músicas?

Essas e outras perguntas têm respostas. E, se você está interessado em seguir em frente com seus solos, nós temos exatamente o que você precisa:

Os 10 Princípios de um bom Solo

É muito fácil a aplicação de cada um desses dez princípios. Você irá poupar tempo, e descobrirá um mundo de novas possibilidades.

1 - Atraia a atenção dos espectadores

Para impressionar as pessoas que estão ouvindo você solar, você precisa fazer algo que atraia a atenção delas, de preferência, logo no início – isso irá manter seus espectadores atentos. Jimi imitou o barulho de metralhadoras e bombas, como uma crítica à guerra do Vietnam.
.

2 - Faça contrastes variando suas técnicas

Para atrair a atenção das pessoas, você precisa aprender o princípio do contraste. O nosso cérebro sempre presta mais atenção em coisas que apresentam contrastes. Por exemplo, os nossos olhos distinguem melhor dois objetos quando eles são de cores bem diferentes.

Os nossos ouvidos funcionam da mesma forma. Porém, ao invés de cores, observamos contrastes sonoros através da diferença entre graves e agudos, entre volume alto e volume baixo, entre muita velocidade e pouca velocidade.

Portanto, procure variar a intensidade com que toca cada parte de seu solo. Improvise em diferentes regiões do braço da guitarra e varie a velocidade entre devagar e rápido. Quanto maiores forem os contrastes, mais dinâmicos serão seus solos e mais atraentes eles irão soar para o público.

Também é importante aproveitar todas as técnicas que você conhece, criando um contraste entre elas. Por exemplo, não faz sentido usar bends o tempo todo. Você pode e deve usar slides, hammer on/ pull off, e outras técnicas mais difíceis, se você souber, como sweep, tapping, harmônicos artificiais, etc.

3 - Toque algo bonito e com feeling

Este é o princípio mais importante. Uma melodia bonita agrada a qualquer pessoa. Mantenha o foco em tocar algo que soe bem e o sucesso é garantido. Lembre-se: até para tocar um monte de notas de uma vez é preciso bom gosto. Ter feeling significa saber tocar algo que te faça sentir alguma coisa. Para solar bem é preciso ter sensibilidade.

4 - Toque apenas o necessário, na hora certa

Tocar a nota certa, na hora certa, da melhor forma. Se você quer deixar alguém de queixo caído, toque somente o necessário. Tocar demais às vezes perde a graça. Evite excessos. É como num truque de mágica, se o mágico repete o truque, a segunda vez nunca é tão legal quanto a primeira. B.B. King é ótima referência para isso, com solos bonitos e simples.

5 - Faça pausas para interagir com o público

Para assegurar que você não está tocando um solo gigante e as pessoas não estão perdendo o interesse, você precisa dar a elas um tempo de assimilação – um intervalo para que elas possam interagir com você. Um breve silêncio para o solo respirar ou uma pequena pausa para as pessoas te aplaudirem no meio de um solo faz toda a diferença. Isso faz com que elas te acompanhem.

6 - Originalidade e criatividade: não prenda-se a regras

Um solo inovador é mil vezes mais interessante que um solo comum. Se evitar o óbvio, os seus solos irão soar diferente de todos os outros, o que tornará você único, e é aí que você começa a aguçar a curiosidade das pessoas. Lembre-se que existem coisas que só você pode fazer.

7 - Use efeitos

Existe um monte de tipos de efeitos para guitarra: phaser, distorção, chorus, delay, reverb, wah wah, etc. Todos eles adicionam algo novo ao seu solo. E é muito fácil utilizar um pedal de efeito. Descubra aquele que combina mais com o seu estilo e você estará em vantagem.

8 - Busque a duração certa para cada solo

Um solo pode durar desde alguns segundos até vários minutos. Isso varia de guitarrista para guitarrista e depende também do estilo de música. O importante é manter o feeling ao longo de todo o solo, para não cair na besteira de tocar qualquer coisa. Procure criar algo com início, meio e fim. Com certeza fará mais sentido que um solo sem intenção nenhuma.

9 - Acompanhe os outros instrumentos

Este é o maior segredo dos guitarristas que melhor improvisam no mundo. Assim que você dominar este princípio você não só irá impressionar os outros como também ficará impressionado ao descobrir que é muito mais fácil de improvisar quando se está prestando atenção no que cada um na banda está tocando. Se torna mais fácil pois cada nota e ritmo que a banda toca é uma dica para o seu solo. É por isso que é mais fácil solar com uma banda do que solar sozinho.

10 - Conte uma história (e guarde o melhor para o final)

Tudo que você toca tem uma ordem. Se você está em dúvida quanto ao que vem antes e o que vem depois, guarde o melhor para o final. É como se você estivesse contando uma história - a conclusão tem que vir no fim e, se tiver uma surpresa, melhor ainda. Isso servirá de guia para as suas sessões de improviso.


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast