Curiosidades sobre Joe Satriani (Parte 2)


.....................Mais Curiosidades sobre Joe Satriani (parte 1)

Por Emiliano Gomide


- Na música Big Bad Moon, Satriani usa sua gaita como slide.

- A música Satch Boogie do álbum “Surfing With The Alien” é uma das centenas de músicas numeradas, mas sem nome (‘Satch Boogie 1’, ‘Satch Boogie 143’, etc).

- Outros guitarristas às vezes se referem a ele como “Saint Joe”. Existe um monte de camisas com esse logo.

- Satriani possui sua própria série de guitarras da Ibanez, a JS Series – e de amplificadores, a JSX da Peavey. Ambas tiveram seus designs feitos especificamente para os produtos com a assinatura de Satriani.

- Recentemente Joe Satriani fechou uma parceria com a Planet Waves para criar a sua própria linha de palhetas e correias, com os desenhos artísticos que ele fez.

- Quando seu amigo e ex-aluno Steve Vai ganhou fama tocando com David Lee Roth em 1986, Vai lançou vários elogios a respeito de Satriani em inúmeras entrevistas para revistas de guitarra.

- Em 1987, o segundo disco de Joe Satriani “Surfing With The Alien” produziu hits para as rádios de todo o país, e foi o primeiro lançamento de música instrumental a vender tantos CDs ao longo dos anos.

- Em
1984 Satriani grava um EP com o seu próprio nome contendo 5 músicas em que haviam apenas guitarras. Steve Vai, seu amigo e ex-aluno, consegue para Joe um contrato com a Relativity Records, e na mesma época lança seu primeiro álbum: "Not Of this Earth".

- No final de 1993, Satriani tocou no Deep Purple como substituto de curto prazo para o guitarrista Ritchie Blackmore durante a turnê da banda pelo Japão. O sucesso dos shows foi tão grande que Satriani foi chamado para entrar para a banda, mas seu contrato de longo prazo com a Sony impediu isso de acontecer.
Equipamento- Satriani usa uma grande variedade de equipamentos. A maioria de suas guitarras é feita pela Ibanez, incluindo a JS 1000, a JS 1200 e a JS 2000. Normalmente essas guitarras vêm com captadores DiMarzio – PAF Joe ou PAF Pro para o captador do braço, e Fred ou Mo’Joe para o da ponte. Essas guitarras possuem um sistema de alavanca especial criado pela Ibanez, o Edge Pro.

- A guitarra prateada espelhada que ele toca é chamada de Chrome Boy.

- Seus pedais de efeito incluem o Dunlop Cry Baby, Digitech Whammy, BOSS DS-1, Fulltone Ultimate Octave, e o Electro-Harmonix POG (gerador de oitavas polifônicas) - bastante usado no “Super Colossal”, de 2006.

- Em 1992, Satriani lançou “The Extremist”, seu CD mais aclamado pela crítica e com maior sucesso de vendas. Músicas como ‘Summer Song’ ‘Crying’ e ‘Friends’ não paravam de tocar nas rádios. Hoje em dia o CD é considerado um clássico do rock.

- Satriani aborda escalas e solos de uma forma diferente. Ao invés de praticar cada modelo da escala, ele pratica suas escalas em uma corda de cada vez. Técnica que ele chama de ‘linear scales’. Ele só troca para a abordagem de modelos das escalas em passagens extremamente técnicas.
Composições
- Quando está compondo ele canta suas melodias antes de tocá-las, para ver se elas ficam bonitas e sem excessos.

- Uma de suas marcas registradas de composição é o uso da Pitch Axis Theory, a qual ele aplica a vários modos.


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast