Toque Como Steve Morse


Como Steve Morse domina muitas técnicas, seria impossível ensinar tudo que ele faz em apenas um artigo. Seriam necessários pelo menos cem! Por isso, nós escolhemos um foco. Vamos lhe ensinar a solar como Steve Morse sola na maioria das vezes. Iremos lhe dizer o que ele está fazendo enquanto as pessoas ficam boquiabertas assistindo-o improvisar, sempre com um grande sorriso no rosto.

As principais características técnicas de seus solos são a velocidade e a precisão. Então, para que você toque como Steve Morse, adicione ao seu treino os seguintes itens:

1 - Treine Mais, Treine Menos

Para matar vários coelhos como uma cajadada só, a melhor tática é treinar o máximo de técnicas em um mesmo exercício. Neste exercício você irá treinar força na mão direita, precisão, velocidade, palhetada alternada e memorização das escalas.

Escolha um modelo da escala maior e comece tocando pela tônica. Para exercitar a sua precisão e força na mão direita, toque cada nota com uma palhetada firme e forte (mas nunca deixe a palheta ir para longe da corda). Use sempre a palhetada alternada. Ou seja, nunca repita o sentido da palhetada, faça sempre cima, baixo, cima, baixo...

2 - Nada de Sweep

O sweep é a técnica que dá fluidez ao guitarrista, principalmente ao tocar arpejos. Mas Steve Morse não pensa assim. E, se você quiser tocar como ele, será preciso trilhar o caminho das pedras. A partir de agora esqueça o sweep. Todas as notas serão tocadas com a palhetada alternada!

Para que essa ideia fique fixada na sua cabeça, pratique o seguinte exercício, que é o primeiro trecho da música Tumeni Notes, tocada pela Steve Morse Band. Nela, você treina duas técnicas: agilidade e arpejos com palhetada alternada. Esses arpejos estão presentes em muitas músicas de Steve Morse. No início, parece algo totalmente bizarro de se tocar na guitarra. Mas é normal. Para não desanimar lembre-se: “A prática leva a perfeição”.

Clique aqui para ler a tablatura de Tumeni Notes, uma das melhores músicas de Steve Morse.

Tumeni Notes - Steve Morse



Timbre

Para soar como Steve, é melhor tocar numa guitarra com captadores hambucking, porque eles dão um som mais potente para a distorção, e não produzem tanta microfonia quantos os captadores single coils. Quanto aos efeitos, além da distorção, coloque apenas um pouco de reverb e chorus.

Experimente usar a distorção do seu próprio amplificador, colocando-a quase no máximo. Se ele for potente, melhor ainda. Caso contrário, coloque o volume bem alto, pois dessa forma se extrai um som mais intenso do amp.

Lembre também de girar o botão de volume e tom da sua guitarra ao máximo. Coloque a chave dos captadores para cima, a fim de captar os sons mais graves. Enfim, procure obter um som limpo, porém potente.

Grande parte do timbre característico de Morse vem sua, uma Ernie Ball Music Man signature, Suas palhetas também são da Ernie Ball, modelo heavy.

Dicas de Steve Morse

“A melhor maneira de desenvolver velocidade é começar de forma lenta e precisa. Procure um andamento em que você possa tocar as notas com exatidão e aumente gradualmente a velocidade.”

“Quando palheto as cordas graves, fixo meu dedo mínimo na primeira corda; quando palheto as agudas, descanso a parte de trás de minha mão nas cordas graves. Se toco as cordas do meio, abafo as cordas externas com o dedo mínimo e a parte de trás da mão. Isso ajuda a evitar que o som saia embolado quando uso muita distorção. Com a minha mão estacionada perto da ponte, posso alterar o ângulo da palhetada para obter diferentes cores de cordas abafadas.”

Você pode encontrar mais lições de Steve Morse em suas videoaulas (muitas estão no YouTube), onde ele ensina com didática e clareza.

Leia mais sobre Steve Morse.


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast